No início do jogo, o jogador escolhe entre X e Zero. Ambos cruzam as mesmas fases, mas operam diferentemente e enfrentam diferentes desafios. Têm que desviar de múltiplos obstáculos como detritos caindo, espinhos e destruir robôs inimigos se quiserem chegar ao fim das fases. X carrega seu tradicional X-Buster que usa pra atacar à distância. Pode ser carregado para disparar tiros mais poderosos. Ele pode executar dashs para se mover mais rápido, ou também pular o mais alto que pode para conseguir alcançar lugares difíceis. Quando derrota um dos Mavericks ganha a sua respectiva arma que dispara um tiro similar. Porém, tem munição limitada, que é mostrada numa barra de energia ao lado do nível de saúde. Em algumas fases, ele encontra cápsulas que contêm peças que aumentam suas habilidades.
Zero é mais melee-orientado, e tem que chegar perto de seus inimigos. Apesar de sofrer mais danos que X, o poder e a mira de seu Z-Saber compensam. Nem todas as técnicas são baseadas em armas, mas são aprendidas a partir dos chefes, como as que aumentam seu movimento(como o dash em pleno ar ou o pulo duplo). Dos outros, ele ganha técnicas de batalha.
Requerimentos
CPU: Pentium II 266 MHz
RAM: 32 MB
Placa Gráfica: Compativel com DirectX 6 com 4 Mb RAM
Placa de Som: Compativel com DirectX 6
HD: 150 MB
CD-ROM: 4x
RAM: 32 MB
Placa Gráfica: Compativel com DirectX 6 com 4 Mb RAM
Placa de Som: Compativel com DirectX 6
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Tamanho: 25 MB
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